sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Violência no futebol da Espanha

Antes da partida de ida dos playoffs da Europa League, entre Sevilla e Slask (Polônia), um grupo de 30 torcedores do Sevilla atacou a torcida visitante, que estava em 18 pessoas. Segundo informações de um fórum de torcidas europeias, os espanhóis entraram com facas no ônibus em que estavam os poloneses e roubaram faixas e camisetas. Alguns torcedores do clube polonês foram hospitalizados após o ocorrido.

                      Faixa roubada da torcida do Slask pelos sevilhanos. 

O caso surpreendeu por se tratar de um clube espanhol, onde casos de hooliganismo não são tão comuns como em outros lugares, como no Leste Europeu. O movimento ultras demorou a surgir na Espanha. O primeiro grupo ultra da Europa foi o "Torcida Split" do Hajduk Split, da Croácia, em 1950. Enquanto isso, os torcedores espanhóis só iriam adotar essa mentalidade no passagem dos anos 1970 para os 1980.

                    Frente Atlético: um dos primeiros grupos da Espanha.

Na Espanha, os ultras se dividem em duas ideologias políticas: os neo-nazistas (Real, Zaragoza, Bétis, etc.) ou os anti-fascistas (Sevilla, Deportivo, Rayo, etc.). De fato, existem muitos conflitos entre grupos de ideologias opostas, mas normalmente os maiores não ocorrem em dias de jogos.


                             Ultras Sur: neo-nazistas nas arquibancadas do estádio do maior clube do mundo.

Antes e após as partidas em que grupos rivais se encontram, a polícia consegue evitar confrontos, como se pode ver no vídeo a seguir, após um jogo entre Barcelona e Real no Camp Nou. Enquanto os torcedorres do Madrid se encaminham ao estádio, os do Barça vão até a grade de separação para buscar o confronto, mas não conseguem ir além disso.




A Espanha não fica muito conhecida dentro do universo hooligan por, além de os grupos serem pequenos, as brigas acontecerem muitas vezes longe do estádio. Quanto ao caso citado no início do texto, os poloneses do Slask prometem vingança na partida de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário